Imagem capa - DICAS PARA CONTRATAR O FORNECEDOR IDEAL PARA SEU CASAMENTO por Thais Araujo Rosa Alcantara

DICAS PARA CONTRATAR O FORNECEDOR IDEAL PARA SEU CASAMENTO

Bem vindos a todos que chegarem até esse post cheinho de dicas!
Hoje vamos falar da contratação dos fornecedores ideais para seu grande dia. Recentemente, tomamos conhecimento de algumas noivas tristemente lesadas por uma empresa de fotografia, e compadecidos com a situação, separamos algumas dicas para ajudar tanto quem passou por algo semelhante, como quem tem insegurança que o mesmo aconteça!



O bom rendimento e funcionamento da organização e sucesso de um casamento, depende do rol de fornecedores escolhidos. Bons profissionais, lhe dão a garantia de um um excelente andamento do evento como um todo. De um outro lado, um fornecedor ruim, pode contribuir para o fracasso do seu planejamento, bem como imprevistos fora de hora, assim como algumas dores de cabeça antes, durante e pós realização do serviço a ser prestado.

Todo casamento, ainda que inconsciente, tem sua personalidade e identidade própria, e aí já começam as dicas: Contrate alguém que se enquadre exatamente nos seus valores, princípios e expectativas. Fornecedores e consumidores, devem vibrar na mesma frequência e falar a mesma língua. No nosso ramo por exemplo (fotografia), você pode admirar demais um profissional como pessoa, porém, esse fotógrafo (a) só trabalha com imagens em preto e branco, você por sua vez, quer um material cheio de alegria e cores. Infelizmente aquele profissional que você tanto admira, não é para você, entenda e respeite seu próprio sonho!

Faça uma pesquisa de mercado: busque o máximo de informações possíveis, hoje em dia temos essa beleza de internet como aliada, use-a a seu favor! Examine também o método de trabalho, você pode não ter conhecimentos técnicos sobre o serviço contratado, mas se identifique também com a dinâmica de tudo o que vai acontecer.

É fundamental analisar os preços dos fornecedores, todo orçamento do mesmo nicho e segmento tem lá suas variáveis e pode haver até diferença de custo de acordo com a região em que você se encontra para demais locais, mas NÃO SE ESQUEÇA, esses orçamentos devem haver equilíbrio entre eles. Cuidado com o barato que sai caro, e cuidado também com valores abusivos, para TUDO há um valor base de mercado.



Essencialmente, verifique a credibilidade do fornecedor no qual prestará um serviço a você. Você precisa dessa segurança e seu evento também. Todos eles, inclusive os iniciantes, tem um nome a zelar, perceba se o fornecedor escolhido se preocupa com isso. 

Nós da fotografia, entendemos que lhe vendemos promessas: promessa que arcaremos com as responsabilidades, que ofereceremos nosso melhor, que iremos comparecer a seu evento, que chegaremos no horário marcado, que não ocorrerá imprevistos com os equipamentos, que o processo pós terá o devido andamento, e que, os prazos serão devidamente cumpridos diante de tudo o que foi acordado.










1- Faça uma pesquisa de mercado;

2- Pesquise sobre a reputação do fornecedor cogitado a prestar serviços a você;

3- Converse com pessoas que já tiveram experiências com o fornecedor, e pergunte sobre todo o processo, começo, meio e fim.

4- Peça para verificar previamente o contrato de prestação de serviço, sem preguiça, dê a atenção merecida para cada cláusula.

5- Verifique todas as condições de multa e quebra de contrato por ambas as partes, isso tem que ficar bem claro a você.

6- Consulte a idoneidade da empresa.

7- Consulte o CNPJ fornecido a você.

8- Consulte no site do Tribunal de Justiça, se há algum processo no nome da empresa.

9- Procure verificar se encontra mais de um CNPJ do mesmo fornecedor. Nesse caso, atente-se para nomes diferentes.

10- Preste atenção se o orçamento apresentado, equilibra-se com demais fornecedores do mesmo nicho.

11- Procure conhecer sobre a capacitação e profissionalização do fornecedor.

12- No caso de casamentos que existe a presença de profissionais de assessoria, questione da profissional, quais motivos ela tem para lhe indicar aquele fornecedor.

13- Em caso de buffet, não deixe de agendar uma degustação com comidas que é do seu interesse servir no seu evento.

14-  Forma de pagamento: verifique se não não há divergências comparado com outros fornecedores, no caso do casamento em si, a maioria estabelece o prazo de quitação total, até 10 dias antes do evento.

15- Cuidado com o valor exigido para reserva de data, via de regra, variam em torno de 20 a 30%. Mas também avalie se o fornecedor exige ou não o sinal.

16- Tenha conhecimentos claros de todos os prazos a serem cumpridos na contratação.

17- Analise a qualidade dos produtos a ser contratado.

18- Verifique se o fornecedor trabalha e se expõe de forma transparente.

19- Cuidado com a ansiedade, não contrate nada por impulso.

20-  Dê uma atenção aos fornecedores que realizam apenas um casamento/ evento por dia, nesse caso, a atenção será toda a sua.

21- Não fique com dúvidas, questione tudo o que estiver no contrato quantas vezes for preciso.

22- Analise o quanto o profissional está aberto a negociação.

23- Flexibilidade: contrate um profissional que respeita e aceita suas ideias. 

24 - Contrate o profissional com o máximo de antecedência possível, durante o processo, continue acompanhando seu comportamento e comentários a respeito de seus serviços.

25- Leve em consideração a facilidade que o fornecedor possui em se comunicar com você. Lembre-se, nós vivemos numa era imediatista, isso não quer dizer que o profissional é obrigado a lhe responder logo em seguida, ou poder conversar todas as vezes em que você telefonar, mas analise como ele se preocupa em lhe atender sempre que possível.

26- Analise como foi atendido antes de fechar o contrato e se houve alguma mudança pós assinatura.

27- Tenha esclarecido quantas pessoas fazem parte da equipe a ser contratada.

28- Questione qual a solução eles lhe oferecem para todo e qualquer imprevisto que possa vir a acontecer.

29- Questione também, se a pessoa que está lhe oferecendo o serviço estará responsável por ele e presente pessoalmente no dia do seu evento. 

30- Não fique com nenhuma dúvida de TUDO o que está incluso no serviço a ser contratado.


Sei que o post já está um pouco longo, mas informações e dicas nunca são demais, né? Está acabando, e já que fotografia é da nossa alçada, deixaremos dicas rápidas a vocês do que questionar de um profissional de fotografia. Mas associem com as dicas já compartilhadas, ok?







1-  Qual o nicho principal em que o profissional atua.

2- Saiba sobre a capacitação e profissionalização do fornecedor.

3- Quanto tempo o profissional fornece seus serviços no mercado.

4- Fundamental conhecer o portfólio do profissional, além disso, você deve se identificar com ele.

5- Em quais redes sociais o profissional e seus trabalhos estão expostos, olhe todas.

6- Quais os serviços que o profissional realiza e quais ele terceiriza.

7- Consulte se o profissional trabalha com free lances ou se ele mesmo executa o serviço.

8- Por quantas pessoas é composta a equipe dos serviços a serem prestados no seu evento.

9- Não tenha dúvidas sobre a quantidade de horas que o serviço será prestado.

10- Verifique se o profissional tem um site da empresa.

11- Verifique se a empresa está formalizada.

12- Saiba tudo sobre a forma do profissional trabalhar, e como ele executa a dinâmica do seu trabalho.

13- Verifique todos os meios de entrega de todo o material.

14- Verifique o prazo de entrega de todas as etapas do serviço prestado.

15- Consulte qual a forma de armazenamento do material.

16- Consulte o período em que o profissional mantém o material de vocês arquivado.

17-  Verifique se há profissionais do mesmo nível de conhecimento e habilidades em relação ao serviço, disponíveis em caso de qualquer imprevisto.

18- Questione se o profissional possui equipamento backup caso haja algum contratempo durante o evento.

19- Pergunte como o profissional procede, em caso de falecimento do mesmo. Parece estranho falar isso, mas o seu evento precisa seguir a diante.

20- Consulte como profissional procede em situações de variações climáticas, principalmente você, que vai casar a céu aberto e que tem interesse que a captação de imagens de foto ou vídeo seja feita por meio de drone.

21- Verifique se o profissional lhe entregará as imagens tratadas, e peça pra ele lhe explicar sobre manipulação. É um item a parte do processo de tratamento, porém, saiba se ele faz caso haja necessidade.

22- Verifique com o profissional, se o tratamento é realizado em todo o trabalho, ou somente nas selecionadas para compor o álbum fotográfico.

23- Verifique se o profissional trabalha com limite de fotos ou não.

24- Quando houver vídeo com o mesmo fornecedor, verifique quantas cópias do material lhes será entregue e em quais formatos.

25- Só o contrate se ele superar suas expectativas e se ele tiver plenas condições de lhe fornecer tudo o que vai contribuir para eternizar seu sonho. Não se esqueça por nenhum momento que A FOTOGRAFIA E FILMAGEM DO SEU CASAMENTO, SERÃO OS ÚNICOS ITENS QUE FICARÃO COM VOCÊS PARA SEMPRE!!


Esperamos ter ajudado, até o próximo!